Pesquisar este blog

Quem sou eu

Minha foto
A revista Qualitá foi criada em março de 2006, com a proposta de oferecer ao mercado uma publicação especialmente voltada à qualidade de vida. A Qualitá possui uma tiragem de 5.000 exemplares e periodicidade bimestral. Com o rigor em adotar os melhores processos de impressão e procurar manter a ética em nossas relações comerciais, a Qualitá adquiriu credibilidade entre seus leitores, anunciantes e fornecedores. Nossa postura pode ser confirmada com a presença da Qualitá no mercado, pois está cada vez mais presente e atuante nos meios sociais, comerciais e empresariais da cidade de Franca. Ao levar informação aos principais segmentos da saúde, comércio e da indústria e contar com um seleto portfólio de anunciantes, responsáveis diretos pelo êxito da publicação, temos a convicção de sempre procurar ampliar a credibilidade da Qualitá, além de promover as empresas, colaboradores e parceiros que estão conosco.

Páginas

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Edição 32

Nesta Edição de Maio/Junho a Qualitá abordou o polêmico assunto da Obesidade, confirano nosso site: http://www.revistaqualita.com.br/index.php?revista=Edição 32

Edição 31

Nesta edição Março/Abril de 2012 a Qualitá fala sobre a qualidade do sono, matéria muito interessante.
Confiram a matéria na integra no nosso site: http://www.revistaqualita.com.br/index.php?revista=Edição 31

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Como garantir uma boa saúde bucal para seu filho? Parte I


   Já dizia o velho ditado: ”A boa saúde começa com bons dentes”. A saúde dos dentes e da gengiva é parte fundamental na saúde geral do organismo. Sabe-se que 98% da população brasileira sofre de cáries e problemas gengivais. Portanto, cuidar da higiene dos dentes e da própria boca é o primeiro passo para prevenção das cáries e a conservação da saúde.
   A higienização da boca deve ser iniciada antes mesmo do aparecimento dos primeiros dentinhos. A limpeza é feita com a ponta da fralda, gase umedecida em água filtrada ou dedeiras.
Com o aparecimento dos primeiros dentinhos, escolha uma escova especial para o bebê, com cabeça pequena e cerdas macias. À medida que a criança vai crescendo, incentive a escovação através de brincadeiras, colocando horário, escovando seus dentes na frente da mesma para despertar a curiosidade dela em relação ao hábito de escovar os dentes. Todo hábito quando implantado cedo perdurará por toda vida.
   Uma boa higienização depende de bons instrumentos
Para a limpeza bucal deve-se lançar mão de uma escova adequada, creme dental, fio ou fita dental específico para cada idade e indivíduo.
Escova ideal:
   A escolha da escova de dente é muito importante, e merece toda a atenção dos pais. Se uma criança de cinco anos usar a escova de um adulto, que normalmente é tamanho 35, não vai caber na boca e vai machucar a criança. Quem tem a boca pequena, logicamente deve escolher uma escova de cabeça pequena.
   As escovas de dentes infantis têm vários tamanhos, que variam de acordo com a dentição e a etapa de crescimento da criança.
   As escovas dentais para bebês são colocadas no dedo da mãe para facilitar a escovação. Outro tipo de escova é especialmente desenvolvido para o primeiro estágio dos "dentes de leite", que vão dos seis meses de idade aos dois anos e meio, quando a criança já apresenta todos os dentinhos na boca.
Os mordedores recheados com água podem ser oferecidos levemente gelados, para aliviar a inflamação nas gengivas, às vésperas do nascimento dos dentes.
  As dedeiras de borracha ou de tecido servem para a mãe limpar as gengivas do filho banguela, e também quando os dentes estão para nascer ou quando já despontou o primeiro deles, o melhor são as escovas massageadoras.
   Há ainda um terceiro modelo de escova infantil para crianças com dentição mista, quando os dentes de leite caem e começam a erupcionar os dentes permanentes, a partir dos 6 anos de idade até os 12 anos. A escova ideal para esses dentes deve ser macia ou extramacia, com cabeça pequena. Para uma boa escovação dental, é necessário escovar as gengivas e as escovas duras, além de machucarem a gengiva, podem desgastar os dentes, provocando sensibilidade, e a retração gengival, que afeta a estética do sorriso e também provoca dor.
   Quando as crianças estiverem na faixa etária de 2 a 7 anos os pais podem deixá-las escovarem seus dentinhos primeiro e depois devem repetir a operação. Para escovar os dentes dos seus filhos, os pais devem ficar atrás das crianças, afastar os lábios e as bochechas com a mão esquerda e escovar os dentinhos das crianças com a mão direita (se for destro, ou o contrário, se for canhoto).
  A parte de dentro (face lingual ou palatina) e de fora (face vestibular) dos dentes, devem ser escovados com movimentos circulares e movimentos de varredura (varrendo a superfície do dente - da gengiva para baixo em dentes superiores e da gengiva para cima em dentes inferiores), já a parte de cima dos dentes (onde os alimentos são mastigados - face oclusal) devem ser escovadas com movimento de vai e vem. Com o avançar da idade as crianças podem e devem escovar seus dentes sozinhas.




Dra. Marta Lemos Costa Bittar é mestre em Promoção de Saúde e pós-graduada em Odontopediatria (odontologia para gestantes e bebês), Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares, Estética Dental, Clareamento a Laser e em Homeopatia e Florais de Bach. Professora assistente do curso de especialização em ortodontia Aneo.
Consultório da Dra. Marta Bittar - Rua Tiradentes, 1659.
Centro - (16) 3721-3993 - Franca/SP.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O Corpo Perfeito. Você quer? Você Pode!

A Dra. Deise recentemente foi escolhida como Garota Propaganda
de uma marca de suplementos, a Max Titanium, e garante que
cuidar da saúde e da boa forma só traz benefícios.

   Nos últimos anos, a prática do treinamento de força para ganho de massa muscular tem crescido bastante nas academias. Considerado o mais efetivo para hipertrofia e definição muscular, esse tipo de treinamento está em maior evidência em decorrência de uma nova cultura estética, na qual um corpo musculoso é sinônimo de saúde, e principalmente beleza.
   Além de um treinamento adequado proposto pelo educador físico e da dedicação necessária do aluno na correta execução dos exercícios, uma alimentação que favoreça a recuperação e o crescimento muscular é essencial. Vamos analisar levemente a fisiologia do exercício, quando o organismo realiza uma atividade intensa, como o treino com pesos, diversos mecanismos metabólicos  são estimulados e acionados. A grosso modo, ocorre a produção de energia utilizando-se primariamente a glicose sanguínea e secundariamente o glicogênio muscular e o hepático; assim, é fundamental manter o glicogênio muscular ao máximo, evitando a utilização de fontes proteicas endógenas - tecido muscular. A única forma de atingir esse objetivo é alimentando-se bem previamente ao treino.
Sendo assim, apesar de as proteínas (carnes, ovos, laticínios, soja, etc.) terem papel fundamental na formação de novas proteínas musculares, se a oferta desse nutriente não for acompanhada de calorias  não-protéicas, principalmente carboidratos, o corpo utilizará os aminoácidos que “formariam o músculo” para a produção de energia.
   Sabendo que a grande maioria dos atletas e praticantes de atividade física sem orientação nutricional ingere elevadas quantidades de proteínas, a dificuldade maior no ganho de massa muscular é sim atingir as recomendações totais de carboidratos na dieta. Os carboidratos devem representar cerca de 60% das calorias diárias, quantidade que deve ser distribuída durante todo o dia, em especial nos períodos anterior e posterior ao treino. Muito se fala na refeição pré e pós treino, o que muitas pessoas ainda desconhecem é o conceito de índice glicêmico, esse deve ser bem sedimentado e entendido para que você saiba fazer boas escolhas em cada refeição.
   E qual é a melhor combinação  de nutrientes a serem ingeridos?
   Em linhas gerais, deve-se optar por carboidratos complexos em detrimento de carboidratos simples, pois eles elicitam um pico de insulina extremamente elevado, retirando a glicose rapidamente da corrente sanguínea. Sem energia na corrente sanguínea – glicose – para realizar as contrações musculares exigidas pelo corpo, a resposta fisiológica é: desmaio. Isso ocorre, pois o corpo se protege de uma falta de energia generalizada, que poderia afetar o cérebro.
Para maiores informações e uma orientação personalizada, agende já sua consulta para obtenção de um melhor aproveitamento do treinamento de força.






Nutricionista Dra. Deise Borges - (16) 9132-3606
Personal Trainer Sara Pinheiro - (16) 9113-0419
e-mail:
sdfitnessfranca@gmail.com

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Lançamento do novo CD - "Balada Open Bar" de Ruan e Rafael.

Um dos nossos parceiros, agora de cd novo "Balada Open Bar" lançando na Qualitá Qualidade de Vida, com participação especial de Rio Negro e Solimões.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Tratamento da Hipertensão Arterial

Conhecida como pressão alta, é uma doença crônica, ou seja, precisa ser controlada e acompanhada ao longo da vida. É a principal causa de doenças cardíacas e circulatórias representando o maior índice de mortalidade. Ela ocorre devido ao aumento da contração das paredes dos vasos sanguíneos, o que provoca elevação da pressão do sangue acima do normal com maior esforço do coração e podendo prejudicar outros órgãos como cérebro, rins, olhos e vasos sanguíneos. A hipertensão deve ser tratada e acompanhada com muita atenção pelo próprio hipertenso sob orientação médica durante toda a vida. O paciente deve buscar um estilo de vida saudável mantendo uma dieta adequada e realizando exercícios físicos.

Quais são os sintomas da Hipertensão?
A maioria das pessoas que tem hipertensão não se queixa de nada e, por isso, ela é considerada uma doença silenciosa. Às vezes dor de cabeça, tontura e mal estar podem acontecer, mas não se deve esperar o aparecimento de sintomas para procurar o médico e iniciar o tratamento se necessário. É possível que, quando a pessoa apresente algum sintoma, a pressão arterial já esteja elevada há algum tempo e tenha danificado o seu organismo.

Quais são as consequências da hipertensão?
A hipertensão torna os vasos sanguíneos endurecidos e estreitados e, com o passar dos anos, eles podem entupir ou se romper. Quando isso acontece no coração, o entupimento de um vaso sanguíneo leva a angina e pode ocasionar o infarto. O coração pode ainda aumentar de tamanho devido maior esforço para bombear o sangue e levar a insuficiência cardíaca. No cérebro o rompimento ou entupimento de uma artéria leva ao "derrame" e a "trombose" cerebrais, que os médicos chamam de AVE (Acidente Vascular Encefálico). No rim pode ocasionar gradativamente o mal funcionamento, dificuldade de filtração, podendo chegar a sua paralisação. Todas essas situações são muito graves e podem ser evitadas com o controle de hipertensão.

Qual o valor ideal da pressão arterial?
A pressão arterial não tem valores fixos, mas limites de variação. Consideram-se hipertensas as pessoas que apresentam a pressão arterial medida várias vezes no consultório médico, igual ou maior que 140 por 90 mmHg, ou simplesmente 14 por 9. Mas o ideal é que a pressão esteja em torno de 120 por 80 mmHg (12 por 8). Valores entre 12 por 8 e 14 por 9 são considerados limítrofes, podendo variar de pessoa para pessoa.

Qual a importância do tratamento medicamentoso?
Os medicamentos para o tratamento da hipertensão arterial SAP utilizados para o controle da pressão arterial. O uso deve ser diário e de acordo com a orientação do médico. Não interrompa o tratamento sem consultar seu médico. A adesão é muito importante para manter sua pressão em níveis adequados e assim garantir a eficácia do medicamento.

O sal faz mal?
Sim, pois o sal de cozinha contém sódio. O sódio aumenta a retenção de líquido e provoca a contração dos vasos sanguíneos dificultando a passagem do sangue. Dessa maneira a pressão arterial tende a subir.

Como controlar o consumo de sal?
Use o mínimo de sal no preparo dos alimentos, substituindo-o por temperos naturais como cebola, alho, salsinha, limão, pimenta, orégano, ervas aromáticas, entre outros. Evite acrescentar sal aos alimentos já prontos. Evite temperos industrializados como shoyo e caldos concentrados. Evite alimentos embutidos (salsicha, mortadela, linguiça, presunto e salame), em conserva (picles, azeitona e alcaparras), patês e enlatados. Evite carnes salgadas como bacalhau, charque, carne seca e defumados. Evite alimentos que contenham glutamato monossódico utilizados em temperos prontos, sopa, macarrão instantâneo e refrigerantes.







Dr. Sérgio Maurício Barão, é médico formado pela Fundação Universitária Sul Fluminense, Faculdade de Medicina de Vassouras - RJ em 1974. Membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, da Sociedade Brasileira Terapia Intensiva, Médico Intensivista do Hospital do Coração de Franca.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Os pais e o desafio de educar seus filhos atualmente.

    

    Na prática clínica, tanto atendendo crianças quanto adultos, tenho me deparado com recorrentes conflitos acerca das concepções sobre a educação de filhos. O avanço nas teorias de Personalidade e Desenvolvimento trouxe, sem dúvidas, esclarecimentos importantes sobre o universo infantil e sobre as formas mais adequadas de tratar as crianças. Entretanto, tem como consequência um bombardeio imperativo de orientações aos pais, muitas das quais implicam em condutas que lhe parecem estranhas e acabam sendo responsáveis por deixá-los inseguros e angustiados ao cuidar de seus pequenos.
    Potencializando este movimento, cada vez mais os pais têm que se dividir entre inumeráveis exigências profissionais, pessoais, familiares e assim por diante, o que implica em menos tempo para estar junto das crianças e, consequentemente, em maior distanciamento de seu mundo. Buscam, então, compreendê-lo através das informações contidas em livros e programas de televisão, mas o que acabam encontrando são orientações que podem até ser contraditórias entre si, confundindo-se ainda mais ao tentar colocá-las em prática.
    Percebo que isso tem levado a duas questões básicas. A primeira é o sentimento de culpa por parte dos pais, sentindo-se incapazes de desempenhar adequadamente seu papel e sofrendo por acreditar que se sua rotina fosse diferente, por exemplo, talvez obtivessem maior “êxito”. 
    A segunda é a perda da espontaneidade na relação entre pais e filhos. Confusos diante de tantas teorias e “receitas” acerca da melhor forma de lidar com determinada situação, acabam perdendo de vista a própria criança e os próprios valores e crenças. Agem, assim, de modo mecânico, com atitudes que muitas vezes não fazem sentido para si e acabam por desencadear sentimentos ainda mais negativos.
    Faz-se importante, nesses momentos, resgatar o próprio referencial. O autoconhecimento e a clareza acerca das expectativas para a criança e da relação que se deseja ter com ela são imprescindíveis para eleger quais das orientações, o tempo todo recebidas pelas vias de informação, fazem realmente sentido para os pais.
    Entretanto, este não é um processo simples. Em meio a tanto barulho, muitas vezes é difícil ouvir a própri
a voz. Nesse sentido, buscar a ajuda de um profissional de Psicologia que tenha condições de oferecer um espaço de reflexão conjunta pode ser muito proveitoso. Seja um processo psicoterapêutico individual, seja o atendimento à criança para buscar compreendê-la, sejam sessões de orientação de pais... Todas estas possibilidades podem contribuir imensamente para o resgate do fio condutor de cada família, de forma que, independente da rotina atribulada dos pais, possa haver o sentimento de segurança e unidade, tão importante para o desenvolvimento saudável da criança.
 


Luciana Palermo Coelho
Atua como psicóloga clínica, 
atendendo crianças, adolescentes, 
adultos e pacientes oncológicos. 
 
Consultório de Luciana Palermo Coelho
Rua Dr. Marrey Júnior, 2355 – Sala 09 

Franca/SP - Centro – (16)3432-1295

Assine, Anuncie e Acompanhe...

Conheça um pouco do nosso trabalho...

Edição 30

Nesta edição Janeiro/Fevereiro de 2012 a Qualitá inicia o ano falando de Drogras, e o que ela causa em seu organismo.

Edição 29

E mais uma edição especial em Novembro/Dezembro de 2011 parabenizando os 187 anos de Franca.

Edição 28

Diabetes e obesidade infantil, foi o tema da edição de Setembro/Outubro de 2011.

Edição 27

Alimentos que blindam a saúde dos homesn, foi o tema da edição de Julho/Agosto de 2011.

Edição 26

Edição Maio/Junho de 2011: Alimentos que colaboram com a fertilização.

Edição 25

Março/Abril de 2011: a Influencia dos pais nos hábitos alimentares dos filhos.

Edição 24

Comece o ano sem exageros, nesta edição de Janeiro/Fevereiro de 2011.

Edição 23





Edição especial de Novembro/Dezembro de 2010: Parabenizando Franca pelos186 anos.

Edição 22

Edição Setembro/Outubo de 2010 falando do poder de cura dos animais...

Edição 21

Edição Julho/Agosto de 2010, bora malhar galeraaaaa.....

Edição 20

Edição Maio/Junho de 2010, um presente para o dia das mamães...

Edição 19

Nesta edição de Março/Abril de 2010 abordamos um assunto que precisa de muita atenção que é a Coleta Seletiva e a Reciclagem.

Edição 18

Edição de Janeiro/Fevereiro de 2010 veio com clima de verão e fériasssss.

Edição 17

Primeira Especial, feita em homenagem ao aniversário de Franca que nesta edição de Novembro/Dezembro de 2009 completa 185 anos.

Edição 16

Nesta edição de Setembro/Outubro de 2009 a Qualitá destacou um importante evento que temos na cidade de Franca todos os anos que a Jornada Gastro.

Edição 15

Claro que não podia faltar uma homenagem ao dia dos pais né, que foi nesta edição de Julho/Agosto de 2009.

Edição 14

Essa capa ficou show né? Uma homenagem especial ao dia das mães nos meses Maio/Junho de 2009.

Edição 13

Edição de Março/Abril de 2009 trazendo o tema, pós Carnaval: É páscoa! É Chocolate, hummmm, tudo de bom hein?

Edição 12

Nesta edição de Janeiro/Fevereiro de 2009 resolvemos aproveitar a folia abordando assuntos de ante e pós carnaval, sem contar as matérias de profissionais muito importantes.

Edição 11

Nesta edição com uma nova equipe formada a Qualitá ganha mais força para fazer suas edições bimestrais, esta em especial de Novembro/Dezembro de 2008 veio falando dos Exessos das festas de fim de ano.

Edição 10

Apartis desta edição, a pedido de clientes e leitores a Qualitá passou a ser bimestral de vez, essa edição foi a de Setembro/Outubro de 2008 com o tema principal: Mundo novo, novos perigos.

Edição 09

Edição referente a Junho/Julho/Agosto de 2008 que veio falando os Exercícios na dose certa.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Edição 08

Nesta edição de Março/Abril/Maio de 2008 foi abordado um assunto muito importante sobre o tabagismo.

Edição 07

Especial de fim de ano, esta veio trazendo vária novidades para os meses de Dezembro/Janeiro/Fevereiro de 2008, com os temas principais de: Como comer de forma saudável nas festas de fim de ano, Ética médica e legislação e Ressaca? Liquido nela.